domingo, 13 de fevereiro de 2011

Café com Manutenção e Prestação de Serviços no. 019

Onde encontrar clientes para vender serviços?

Introdução
Esse é um tema procurado por todos desde que surgiu a humanidade interagindo com o comércio. Dizem que a primeira prestação de serviço conhecida foi a da prostituição. É difícil ter certeza disso, pois mesmo depois da primeira necessidade de alimentação, básica, alguém, ainda com baixa capacidade intelectual “terceirizou” alguma atividade de busca de alimento. Não sabemos com que pagou. Possivelmente com alguma necessidade mais emergente daquele fornecedor e prestador de serviço. Mas como ele encontrou o fornecedor? Ou como o fornecedor o encontrou? Essas perguntas é que vamos tentar encontrar respostas.

Definição de Cliente e Fornecedor na prestação de serviços
Considerando a busca na Wikipédia na Internet:
O termo cliente pode referir-se a:
• Cliente - pessoa que adquire um produto à venda
• Cliente - aplicativo ou computador integrado numa rede de computadores
• Cliente - empresa ou organização que contrata agência de publicidade
• Cliente - Na Roma Antiga, plebeu associado a um patrono patrício

O termo Fornecedor (derivado do francês fournisseur, verbo fournir, em português: fornecer, abastecer, prover) é aquele que fornece mercadorias ou serviços ao consumidor. Segundo Plácido e Silva, um fornecedor "é um comerciante ou estabelecimento que abastece ou fornece habitualmente uma casa ou um outro estabelecimento dos gêneros e mercadorias necessários ao seu consumo."[1]

Então concluímos que o cliente é quem adquire um produto ou serviço. O fornecedor é aquele que fornece a necessidade do cliente ou que satifaz o cliente nas suas necessidades. Essa interação que ocorre entre ambos satifaz o cliente e o fornecedor recebe por isso. O importante é que seja estabelecido o processo ganha x ganha. Todos devem sair ganhando.

Encontrar o cliente ou o cliente te encontrar?
Podem ocorrer as duas situações simultâmeas ou uma delas. Numa o fornecedor tem que sair a procura do seu cliente de todas as formas possíveis. Na outra é o cliente que procura o seu fornecedor para atender as suas necessidades. Existem certos tipos de negócio que sempre o cliente é que procura o fornecedor sobre uma necessidade.
Numa questão de procura de serviço de necessidade imediata, como por exemplo um chaveiro, uma farmácia. Nessa hora o fornecedor tem que estar “visível” para ser achado.

Já o fornecedor para achar o seu cliente tem que procurar em listagens de sites, empresas etc., grupos etc.

Como encontrar o cliente
Em primeiro lugar você tem que identificar o setor de atuação de clientes que deseja achar.
Com a área de atuação bem definida em função da sua área de atuação de fornecimento. Esse casamento tem que ser perfeito entre as áreas de atuação do fornecedor e do cliente. Não adiantar gastar “combustível” tentando vender para quem não tem interesse no seu produto ou serviço.

A melhor forma de encontrar clientes é seguir as sugestões passo a passo a seguir:
1. Tenha um software em que possa cadastrar os clientes por diversas áreas de atuação;
2. Identificar sites e listagens de clientes, como por exemplo a Listagem de Empresas cadastraradas na FIRJAN;
3. Cadastrar no Software as empresas com as devidas área de atuação, já identificando as de seu interesse;

Como o cliente te encontrar
Nesse caso o fornecedor não pode ficar invisível, sem ter alguma apresentação em sites da área de atuação, participar de feiras, ter um site bem elaborado, pertencer a comunidades de mesma área de atuação e se inscrever em listas de divulgação. Algumas dessas listas a inscrição é gratuita. Se você não tem capital suficiente não assine propagandas em revistas e outras propagandas, pois o retorno não é certo.
Com algum custo maior você pode priorizar sua aparição no site de procura da “google”. Mas não esqueça de definir bem os “marcadores” no seu site para que facilite a procura de clientes. A mehor propaganda ainda é do “boca a boca” de seus clientes com outros possíveis clientes. Satisfazer totalmente seu cliente e ir além, ainda é a melhor propagando. Costuma-se dizer que um cliente pode te trazer diversos novos clientes.

O cliente te encontrou não esqueça de cadastrá-lo no software com a descrição do que foi conversado, quais os interesses dele, qual a área de atuação etc. Essas informações são importantes. Não se esqueça de colocar alguma providência para voce encontrar esse cliente e talvez enviar um e-mail, uma ligação telefônica, pois ele pode ter te esquecido. A busca no software é super importante.

Qual o maior segredo para vender depois que encontrou o cliente ou ele te encontrou
O mais difícil já passou. Agora a aquestão é manter contato constante, sem pressão, mas sempre lembrando ao cliente que você existe. Nesses momentos é muito importante ter todas as informações sobre o cliente na fase de contatos iniciais. No momento que deve ser elaborada uma proposta para fornecimento de serviço e/ou produto é conveniente cadastrar uma Ordem de Serviço (OS) para centralizar todas as informações e documentos na OS, antes da venda, durante a venda e após a venda, com desenvolvimento da execução do serviço até a sua finalização.

Conclusão
Pudemos notar que o mais difícil é sempre encontrar ou ser encontrado pelo cliente. Nesse período deve-se gastar muita energia e esforço para conquistar o cliente. Depois ter todo o controle sobre contato, propostas, envio de documentos, propostas, desenhos, memoriais descritivos, planilhas, fotos, vídeos etc. É importante o Software de Gestão de Serviços que tenha todos os recursos para os controles e planejamento.

Estou disponível para esclarecimentos através do e-mail dantas@wrcengenharia.com.br

Obrigado pela atenção, leiam nossos artigos no blog www.espeaco-manutencao.blogspot.com ou no site da WRC Engenharia

William Dantas – Diretor da WRC Engenharia (21) 8104 1906 (21) 3271 9659
Empresa Especializada em Engenharia de Manutenção, Logística e Suprimento de Materiais, Análise de Risco, Planejamento e Controle de Manutenção.

dantas@wrcengenharia.com.br www.wrcengenharia.com.br

www.twitter.com/wrcengenharia

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Planejamento e Controle de Manutenção e Prestação de Serviços em Geral

Introdução
É muito importante realizar um correto planejamento de serviços. E de nada adianta se não houver o controle sobre o Planejamento realizado. Na Prestaçõ de Serviços em Geral, incluindo a manutenção devemos sempre adotar ferramentas de última geração.

Programa
Isso tudo será abordado no Treinamento GRATUITO sobre Planejamento e Controle de Manutenção e Prestação de Serviços

Conteúdo Programático

Primeiro dia:
1. Desenvolvimento Tecnológico da Manutenção e prestação de Serviços;
2. Análise Organizacional – Organização da Manutenção e de uma prestadora de serviços;
3. Análise e Diagnóstico da Manutenção e de empresas (Auditoria);
4. Engenharia de Manutenção – Planejamento e Controle de Manutenção;
5. Sistema de Gestão de Manutenção e Prestação de Serviços;
6. Conceitos Básicos (terminologia);
7. Identificação de Ativos e Equipamentos (cadastro) e associação com materiais;
8. Como elaborar as Instruções de Trabalho de Manutenção;
10. Planejamento e Programação de Manutenção;
11. Associação de Planejamento com o uso do MS Project;
12. Ordem de Serviço;
13. Exercícios de Planejamento e Programação de Manutenção.

Segundo dia:
1. Registros de Histórico de serviços nos ativos;
2. Análise de históricos;
3. Criação da Base de Dados para Geração dos Indicadores de Manutenção e prestação de Serviços;
4. Indicadores de Planejamento, Programação, Reprogramação e Execução de Serviços;
5. Indicadores de Manutenção e para Gestão de Equipamentos (MTBF, MTTR etc.), com análise de Falhas a partir da seleção feita através dos Índices de
Disponibilidade dos Equipamentos; Índices para Gestão Financeira (Redução de Custos);
6. Indicadores para Gestão de Recursos (Otimização de Atividades do Pessoal da Manutenção);
7. Exercícios de Análise de Planejamento e Indicadores.

Incluso:
Coffe-break, apostila e material didático em meio eletrônico e certificado de conclusão do treinamento.

Local: Centro de treinamento - Espaço Empresarial - WRC - Rio de Janeiro

Carga Horária:
16 h - 2 dias das 8 às 12 e das 13 às 17h

Reservas:
Envie e-mail para treinamento@wrcengenharia.com.br

Currículo do Instrutor William Dantas
O Engo. William Dantas é graduado em 1975 em Engenharia Mecânica de Sistemas pela UFRJ com especialização e pós graduação em Engenharia de Manutenção (Treinamento CEMANT em 1976 pela Petrobras S/A) em convênio com a UFRJ. Pós graduação em Engenharia econômica na UERJ (1981) e Análise de Sistema (PUC 1982).

Trabalhou como empregado mais de 34 anos em manutenção exercendo as atividades de Gerencia de Manutenção e Materiais pela Petrobras nas Empresas Embratel, Petrobras – Fabor/Petroflex S/A, Nitriflex S/A e posteriormente na empresa Pan-Americana S/A. Tendo implementado na Nitriflex e Pan-Americana os setores de Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) e demais setores. Implementou o sistema e Software de Gerenciamento de Manutenção (SGS), para gerenciar e planejar/controlar a engenharia, planejamento e execução da manutenção das plantas de Processo. Implementou o departamento de Suprimentos, compras e almoxarifado.

Como diretor da WRC Engenharia, nesses 16 anos, implementou diversos sistemas de gerenciamento de manutenção com Planejamento e Controle de Manutenção (PCM). Implementou Planos de Manutenção e Estudos de Engenharia de Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC/RCM) em mais de 50 empresas: Petrobras – mais de 40 Plataformas Marítimas, Transpetro, Shell, Nitriflex, White Martins, Glaxo S/A, Schott Vitrofarma, Vulcan Material Plástico S/A, INCA, Far-Manguinhos, Supermercados Carrefour, Kibon S/A, Petroflex S/A, Sadia S/A, Ceras Johnson, Are Embalagens, Editora O Dia, Laboratório Daudt, Norteshopping e outras.

Como Instrutor realizou treinamentos no Curso de Gerencia de Manutenção ministrado pela ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção nos anos de 2004 a 2005. Treinamentos em Planejamento de Manutenção utilização software de gerenciamento de manutenção através da empresa NTT Treinamento (2003).
Através da WRC Engenharia tem realizado diversos treinamentos (mais de 150 cursos) nas áreas de Engenharia de Manutenção, Logística de Materiais, Confiabilidade e Análise de Riscos.

Apresentou diversos trabalhos sobre engenharia de manutenção em Congressos Brasileiros de Manutenção promovidos pela Abraman. Diversos trabalhos publicados em várias edições sobre engenharia de manutenção e confiabilidade na Revista Manutenção Y Qualidade, pela Editora Novo Polo Publicações, Coluna Confiabilidade. Publicação de artigos nos sites www.wrcengenharia.com.br, www.webartigos.com.br, www.brartigos.com.br , http://espaco-manutencao.blogspot.com/, como Gestor do Espaço Gestão Manutenção.

Realizou estágio e prestou serviço na Fábrica Goodyear Química, em Le Havre – França, na gestão de manutenção daquela planta industrial.

William Dantas – (21) 8104 1906 dantas@wrcengenharia.com.br
WRC Engenharia (21) 3271 9659