domingo, 28 de março de 2010

Café com Manutenção e Prestação de Serviços

Prezados leitores do Espaço Empresarial e do Espaço Gestão de Manutenção,

Estamos iniciando uma nova fase no Espaço Empresarial com uma postagem semanal da coluna Café com cada grupo gestor. Já existe no Espaço a Coluna Café com ERP extremamente bem coordenada e escrita pelo Mauro Oliveira. Cabe a mim agora iniciar essa nova fase na nossa comunidade. Esperamos contar com o apoio de todos, seus comentários, suas sugestões e principalmente críticas. Somente com a avaliação e comentários de vocês é que podemos conseguir o processo de melhoria contínua da qualidade dos nossos textos e artigos.

O Espaço Manutenção e Prestação de Serviços visa apresentar e colocar em debate os diversos temas da Função Manutenção tais como o Planejamento, Organização, Controle, Execução de serviços, Engenharia de Manutenção, Suprimentos e todas as atividades inerentes a realização de serviços de manutenção em empresas, seja pelas equipes das próprias empresas assim como os Prestadores de Serviço. Incluídas as empresas especializadas na realização de serviços de manutentenção e assistência técnica diverssa.

Escolhi para início desse tema algumas definições importantes baseadas na Norma ABNT NBR 5462 de Novembro/1994 - Confiabilidade e Manutenabilidade. Essa norma tem como finalidade definir as relações entre falhas, defeitos e panes assim como padronizar todas as definições associadas a Função Manutenção. Achamos importantes essas definições para entender bem e de forma didática tudo que será abordado nesse espaço e nivelar o conhecimento dos leitores.

Definições estabelecidas pela NBR 5462:
Item:
"Qualquer Parte, Componente, Dispositivo, Subsistema, Unidade Funcional, Equipamento ou Sistema que possa ser considerado individualmente. "

Função Manutenção
"Combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida.
Nota: A manutenção pode incluir a modificação de um item."

Definição de Defeito:
"Qualquer desvio das características de um item em relação a seus requisitos."

Interpretação e exemplo: Qualquer alteração das condições do item que não impede o desempenho da sua função, mesmo que parcialmente. Por exemplo: Aquecimento que não interfere na capacidade do item, vibração que também não interfere na capacidade do item de desempenhar sua função.

Definição de Falha:
"Término de um item desempenhar sua capacidade requerida."

Interpretação e exemplo: Qualquer ocorrência que impede parcial ou totalmente o item de desempenhar sua função a que foi destinado. Por exemplo:
Perda parcial da função: Uma bomba foi escolhida para a função requerida de bombear 200 litros por hora de um determindado produto e assim garantir uma capacidade de produção de determinada fábrica. Se ela está bombeando 180 litros por hora estará apresentando uma falha funcional.
Perda total: Quebrou o eixo da bomba parando de bombear. Com certeza esse item apresenta uma falha funcional.

Causa de Falha:
"Circunstâncias relativas ao projeto, fabricação ou uso que conduzem a falha."

Tipos de serviços de Manutenção:
A função manutenção na definição de execução de serviços pode ser dividida em:

Serviços Sistemáticos:
Aqueles serviços que são realizados periodicamente e sistematicamente, com o intuito de evitar a ocorrência de falhas. Normlmente tentam descobrir defeitos que podem se transformar em falhas.

Esses serviços podem ainda ser divididos em:
  • Manutenção Preventiva, que se realiza para prevenir a ocorrência de uma falha;
  • Manutenção Preditiva, que se realiza através de medição de parâmetros para determinar a época de ocorrência de uma falha e com isso realizar a manutenção preventiva antes que ocorra a falha;
  • Manutenções de Rotina, tais como inspeções, lubrificação etc., que estão incluídas na manutenção do tipo de prevenção para evitar a ocorrência de falhas;

Serviços Não-Sistemáticos:

Como o nome indica são aqueles serviços que não são realizados sistematicamente

Esses serviços podem ainda ser definidos em:

  • Manutenção Corretiva, que se destinam a corrigir as falhas. Ou seja, a Manutenção Corretiva sempre ocorre quando existem falhas;
  • Modificações de Manutenção, que se destinam a modificar um item para diminuir as possibilidades de defeitos e falhas. Nessa identificação estão as melhorias oriundas de estudos de Engenharia de Manutenção.
  • Projetos, Obras e Construções e Montagens en geral.
Esperamos que todos tenham entendido essas primeiras definições que permitirão o entendimento de várias condições, análises e principalmente orientações para toda a comunidade que se interessa pelo estudo fascinante dessa função Manutenção, pouco entendida por todos.

Qualquer dúvida e acréscimo de informações, façam os comentários desse artigo, mantenham contato comigo através do e-mail dantas@wrcengenharia.com.br ou pelos telefones (21) 3271 9659 e (21) 8104 1906.

O Espaço Gestão da Manutenção é patrocinado pela WRC Engenharia

A WRC Engenharia é especializada em Engenharia de Manutenção, prestando serviços na área de auditoria, consultoria, treinamentos, fornecimento e implementação do Software de Gerenciamento de Serviços e Manutenção (SGS). Consulte o site http://www.wrcengenharia.com.br/ para outras informações.

Realizamos para essa área de Manutenção treinamentos presenciais gratuitos mensalmente no Rio de Janeiro, constando dentre outros,:
  • Planejamento e Controle de Manutenção (PCM);
  • Indicadores e relatórios Gerenciais de Manutenção e Prestação de Serviços;
  • Gestão de Orçamentos e Custos;
  • Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC ou RCM);
  • gestão de Manutenção e Prestação de Serviços.

Um grande abraço para todos e até a próxima segunda-feira, com uma nova postagem relacionada a Manutenção e Prestação de Serviços. Abordaremos a questão sobre a melhor forma de controle e administração na Prestação de Serviços, seja de manutenção ou outros tipos de prestação de serviços. Até lá!


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